Em Nome do Senhor 2015

Agosto

COMO FLORES EM NOSSO JARDIM

 

“Cada criança é uma flor única e juntas formam um belo jardim”, no nosso “jardim” cada “flor” tem sua história, tem seu perfume, acolhemos todas exatamente como são, somos o “jardineiro” que rega e cuida dessas flores com carinho e dedicação, para que floresçam fortes e esperançosas.

O Projeto Ser Mais, no Gama, desenvolve de segunda a sexta-feira, para crianças e adolescentes diversas oficinas como: valores, leitura, capoeira, música, etc. Pretendemos com estas atividades oportunizar um ambiente onde todos possam respeitar e interagir com outro, dividir suas experiências, ampliar seu universo informacional. Trabalhamos para que todos sejam protagonistas de sua história e se tornem cidadãos atuantes de forma positiva na sociedade.

No Centro Comunitário Nossa Senhora da Providencia em Lago Azul-GO nosso trabalho não é diferente, através das oficinas ofertadas conseguimos um resultado muito positivo, são mais de 500 pessoas entre bebês, crianças, jovens, adultos e velhinhos, beneficiados pelo projeto anualmente. Nas oficinas de shantala, circo, teatro, capoeira, culinária, etc, é possível retirar a comunidade da ociosidade, incentivar a construção de valores e promover uma cultura de paz.

Realizamos um trabalho inspirado no carisma de Santa Benedita de fazer com amor e verdadeiro espírito. Assumimos um compromisso com todos os atendidos, sem qualquer tipo de exclusão social, acolhemos suas famílias e comunidade a fim construir um elo de amizade e fortalecimento de vínculos.

Desejamos complementar o trabalho realizado pela família, bem como prevenir possíveis riscos sociais, buscamos estimular e orientar na construção e reconstrução de suas histórias e vivências para que todos sintam-se valorizados enquanto pessoas.

 


julho
Visita do Sr° Arcebispo Dom Sergio da Rocha
a os relogiosos- Gama-Df

                     


Encontro vocacional
 
 
 
 
 
 
 
 

 


CONFIANÇA

 

Sob as  pegadas de Santa Benedita, nós procuramos na Palavra de Deus o fundamento da nossa


espiritualidade para viver-La e coloca-la como “ Projeto de vida “ para os outros.

“ Caminhemos sempre na Presença de Deus”, está escrito nas nossas Constituições .

No livro do Gen, Cp17, Deus fala a Abrão ; “Anda na minha Presença”.

Estas palavras, Deus, fala hoje para cada um de nós.. Caminho no qual, Deus Providência, quere que  sejamos felizes, é o caminho da vida...de cada dia...Ele  nos pede que ajudemos os outros a serem felizes.

 Neste caminho estão  escondidos muitos imprevistos, muitas coisas bonitas, dificuldades, alegrias...mais é no caminho, vivendo na confiança em Deus, que experimentamos a Presença de Deus...porque ela faz milagres com a nossa pequenez...quando vivemos “ confiantes” no seu Amor.

 

Confiança é viver abandonados nas mãos de Deus.

 

Confiança é saber aceitar e reconhecer os próprios limites, para que Deus os transforme, Ele é o dono da minha vida.

Confiança é deixar  a  vida nas mãos de Deus, e pedir que ELE  faça o Seu projeto .

"A maior prova de amor é a confiança."

Oraçao

Senhor, toda a minha confiança é esta mesma confiança. Ela nunca enganou ninguém. Ninguém confiou no Senhor e ficou confundido (Cf. Eccl. II, 11).

Estou, pois, certo de que serei eternamente feliz, porque firmemente espero sê-lo. E é de Vós, ó meu Deus, que o espero. Confiei em Vós, Senhor, e jamais serei iludido (Cf. Ps, 2).Espero que me amareis sempre, e que também Vos hei de amar incessantemente. E para levar de vez a minha confiança tão longe quanto pode ir, de Vós mesmo Vos espero, ó meu Criador, para o tempo e para a eternidade. Amém.

IRMÃS BENEDITINAS DA PROVIDÊNCIA 2015

 


Maio

AS VIRTUDES DE SANTA BENEDITA

  Benedita nasceu em 1791, em Genova, e desde muito cedo já sentia o chamado de Deus em seu coração. A Caridade era uma de suas virtudes primordiais. Um dia, quando adolescente doou em intenção as almas do purgatório, seus estimados brincos, os quais ela tinha um imenso valor sentimental. Ela ficou muito contente com este gesto.

Vinda de uma família modesta de agricultores, Benedita era muito Religiosa, todas as noites ela reunia com sua família para rezar o terço.

Sensível e atenciosa ela fazia questão de acolher as pessoas com todo carinho, em especial as pessoas que sofreram miséria moral ou espiritual, para crianças e jovens a sua caridade era sem limites. “Não Basta trabalhar, tem que trabalhar bem!” seu amor ao trabalho era admirável.

Sua Dedicação a Deus era seu dom principal, Benedita casou-se com João Batista Fancinello, porém, logo sublima a vida de casada para servir somente as obras divinas. Benedita queria orar, meditar, fazer penitências. Tudo para dedicar-se unicamente as coisas do Pai Celestial.

Como fazer Penitências era uma das formas que Benedita encontrava para demonstrar sua Humildade perante a Deus e aos irmãos, então ela jejuava durante a quaresma, comia raízes e bolachas e renunciava a vaidade.

Seu dom de anunciar a palavra de Deus crescia cada vez mais dentro de si. Benedita Catequizava as crianças e adolescentes, pois ela acreditava ser necessário levar a palavra de Deus ao coração das pessoas.

Cuidadora, ao contrário de muitas pessoas, ela acolhia com todo o carinho as meninas de rua que vivia de forma imoral. Benedita queria dar uma vida digna a essas mulheres.

“Fazer tudo por Amor a Deus, Fazer tudo para Lhe Agradar”, Perseverante, apesar de todas as turbulências que enfrentou para levar sua obra adiante, Benedita não desistiu. Sempre renovou seu entusiasmo, sua e vontade de expandir o bem. Sua obra era tão maravilhosa e regada de muito amor e confiança em Deus que mesmo após sua morte, Benedita continua a fazer o bem. Ela tornou-se Santa e sua obra se perpetuou pelo Brasil e o mundo.

   

Missa de Santa Benedita e entrada no Noviciado- 10/05/2015

No dia 10 de maio de 2015, na paróquia São Sebastião - Gama Brasília, ás 8horas aconteceu a S. Missa de Santa Benedita e entrada no noviciado de Alciane Maria da Silva presidida por Pe. Thiago Cristino da (FMI Pavoniano ).A igreja estava belíssima  desde a decoração ,ao grande números de pessoas ,que vieram celebrar conosco .Na  procissão de entrada ,todas as irmãs;ir.Maria Hortensia Sanz Molinos trazendo a relíquia de Santa Benedita ,a pré-noviça, Alciane, o crucifixo do noviciado. Ir. Pilar Sanz Molinos, comentarista nos animou a escutar com atenção a Palavra de Deus. Na  Liturgia da Palavra, Deus nos falou pelo o profeta Isaias          “Não tenhas medo ,porque eu te chamei pelo o nome; tu eis meu’’.(Is43,1-17)        . No salmo  Deus revela a confiança de quem permanece n´Ele ; a carta aos Filipenses”Por causa de Cristo considero  tudo lixo ,para ganhar Cristo”. O Evangelho de São Mateus nos diz:”Não vos preocupeis com o dia de amanhã ,olhai para as aves do céu...”O Pe. Thiago em sua homília nos fez refletir sobre a santidade, perguntou podemos ser santos? sim através do Amor.O amor não é um sentimento  ou sentimentalismo  o amor é uma atitude  de coragem, de abandono de confiança ;o amor deve nos impulsionar para rente e não ficar   extasiados nas limitações humanas ou seja o verdadeiro Amor ultrapassa todas as barreiras ,assim com o Amor Deus de mãe amor incondicional ,puro sem interesse . Assim foi Santa Benedita,  alcançou a santidade ainda neste mundo  porque muito amou, teve como essência Cristo  que deu sua vida e amou- nos até o fim; levou Benedita a testemunhar “Fazei tudo por amor de Deus ,e fazei tudo para lhe agradar’’.Concluiu a homilia dizendo que sejamos santos aqui e agora.

Seguiu-se o rito da entrada no noviciado; na presença da superiora ir. Maria Hortensia Sanz Molinos  e sacerdote Pe. Thiago Cristino, e toda a comunidade presente paroquial ,o povo de Deus, realizou-se admissão  ao noviciado . A noviça Alciane Maria acolhida pelas irmãs e o sacerdote com o abraço,e a entrega do Crucifixo,  prosseguiu a celebração  com a oração universal feita pelas irmãs: Ir,Luz Orfilia Mijahuanca Minga eIr. Antonia Vieira do Nascimento.Na liturgia Eucarística –na procissão das ofertas ofertamos  as *flores trazidas pela ir. Hortensia  ,seivas do amor e a confiança  filial  em Deus  o desabrochar do amor.

*A vela trazida pela noviça  símbolo  de disponibilidade ao projeto de Deus e a permanência em sua luz.

*o pão e o vinho e os alimentos trazidos por alguns membros da pequena comunidade santa Benedita apresentando humildemente o trabalho das mãos humanas.

Por fim concluir com belíssima homenagem para mães do grupo ministério de dança, Maria Imaculada. No canto final todas nós irmãs cantamos o hino de Santa Benedita junto com a assembléia.     

  Em nossa casa foi oferecido um delicioso almoço para alguns convidados mais próximos apequena comunidade santa Benedita, o grupo da fraternidade abandono na providencia, de lago azul, os educadores do projeto ser  Mais ,os sacerdotes e seminarista  que não compareceram devido ser dia das mães ,foram celebrar com suas mães. Finalizamos este momento de confraternização  com os parabéns a santa Benedita as mães a noviça.Continuamos as festividades a noite.

  A noite a pequena comunidade Santa Benedita e nós irmãs Beneditinas,  nos  reunimos para concluir a Novena e rezar o terço e celebrando Santa Benedita,com “comes e bebes” compartilhado. Rezamos o terço intercalando com hino de santa Benedita e cânticos mariano, pedindo a proteção mãe da Divina Providência. Compareceu muita gente para celebrar conosco.

  Louvamos e agradecemos a Deus por todo o dia de hoje  por todos os gestos de bondade pela a celebração  enfim por tudo que nos faz  nos preencher do Divino.Agradecemos   por todos que se fizeram presentes e aos ausente  que nos acompanharam com suas orações  e fazem parte espiritualmente desta família Beneditina.